Após o nascimento de seu filho Ravi, a influenciadora Viih Tube precisou retornar à maternidade em São Paulo e foi internada na UTI devido a uma intercorrência pós-parto que exigiu transfusão de sangue.
A dra. Ana Carolina Romanini, ginecologista da clínica Ginelife, explicou que, embora casos como esse sejam menos comuns atualmente, ainda podem ocorrer. Durante o parto, seja normal ou cesárea, há uma perda natural de sangue. No entanto, se o pré-natal for bem conduzido, com controle do hemograma e níveis de ferro, essas situações podem ser previstas e prevenidas.
Quando é necessária uma transfusão?
A médica detalha que, em casos de perdas sanguíneas maiores que o esperado, pode ser preciso recorrer a transfusões para evitar complicações como anemia grave ou até mesmo choque. Ela reforça que o uso de medicamentos para contrair o útero, massagem uterina e estímulo à amamentação são medidas essenciais para reduzir o risco de sangramento excessivo.
Apesar dos avanços médicos, a especialista ressalta que, se o controle não for efetivo, situações graves podem evoluir rapidamente.
Deixe um comentário